Pesquisar este blog

Modelagem de Processos de Negócios


Modelagem de processos de negócio ou Business Process Modeling (BPM) em engenharia de sistemas é a atividade de representação de processos de uma empresa, de modo que o processo atual pode ser analisado e melhorado. Modelagem de processos de negócio é normalmente realizado por analistas de negócios e gestores que estão buscando melhorar a eficiência do processo e da qualidade. O processo de melhorias identificadas pelo BPM pode ou não exigir o envolvimento de Tecnologia da Informação, mas em sua grande maioria a utilização de TI é o principal passo para o desenvolvimento de um modelo de processo de negócio, através da criação de um macro-processo.

Programas de gerenciamento de mudanças são tipicamente utilizados para promover melhorias nos processos de negócios. Com os avanços na tecnologia de fornecedores de plataformas de grande porte, a visão de modelos de BPM tornam-se plenamente executáveis (e capazes de simulações e engenharia round-trip) chegando cada vez mais perto da realidade.

Um conceito relacionado é a modelagem da Arquitetura de Processos.

História

Técnicas para modelagem de processos de negócios, como o fluxograma, diagrama de blocos funcionais de fluxo, diagrama de fluxo de controle, gráfico de Gantt, PERT diagrama, e IDEF surgiram no início do século 20. Os gráficos de Gantt estavam entre os primeiros a chegar por volta de 1899, os fluxogramas em 1920, Diagrama de Blocos Funcionais de fluxo e PERT em 1957, Diagramas de Fluxo de Dados e IDEF na década de 1970. Entre os métodos modernos são Unified Modeling Language e Business Process Modeling Notation. Ainda assim, estes representam apenas uma fração das metodologias utilizadas ao longo dos anos para documentar processos de negócios. O termo "modelagem de processos de negócios" em si foi cunhado na década de 1960 na área de engenharia de sistemas por S. Williams em seu artigo "Business Process Modeling Improves Administrative Control". Sua idéia era que as técnicas para a obtenção de uma melhor compreensão dos sistemas de controle físico poderia ser usado de forma semelhante para processos de negócio.

Na década de 1990 o termo "processo" se tornou um novo paradigma da produtividade. As empresas foram encorajados a pensar em processos ao invés de funções e procedimentos. Modelagem de processo de negócio utilizam a cadeia de eventos da empresa desde a compra de suprimentos, vendas, retorno de produtos, etc. As modernas ferramentas de modelagem tradicionais foram desenvolvidos com foco em métodos modernos em função de modelagem de atividades. Essas atividades multifuncionais têm aumentado severamente em número e importância devido ao crescimento da complexidade e dependências. Novas metodologias, tais como redesenho de processos de negócios, inovação de processos de negócios, Business Process Management, planejamento de negócios integrada entre outros visando a melhoria dos processos através das funções tradicionais que compõem uma empresa.

No campo da engenharia de software, o termo "modelagem de processos de negócios" em oposição a comum modelagem de processo de software, tem com objetivo tratar sobre a prática durante o desenvolvimento de software. No início de 1990 todas as técnicas de modelagem existentes e novos processos de negócio foram considerados e chamados de "linguagens de modelagem de processos de negócio." Em abordagens orientadas a objetos, a modelagem de processos de negócio foi considerado um passo essencial para a especificação de sistemas em aplicativos de negócios. Modelagem de processos de negócios se tornou a base de novas metodologias, que, por exemplo também apoiou a coleta de dados, análise de dados de fluxo, diagramas de fluxo de processo e instalações de comunicação. Por volta de 1995 as primeiras ferramentas visualmente orientados para modelagem de processos de negócios e implementação foram apresentadas.

Conceito

A modelagem de processos de negócio permite criar uma abstração de como funciona um negócio, pois fornece o entendimento de como são realizadas as diversas atividades contidas em cada processo. Na modelagem de processos, informações e documentos são utilizados pelos autores, gerando um fluxo de como as atividades são realizadas, desde seu início até alcançar o objetivo do processo. Para desenvolver um projeto de modelagem de processos, são necessários os seguintes itens:

  • Método: Sequência de passos para levantamento e modelagem de informações.
  • Meta-modelo: Informações a serem modeladas.
  • Notação: Símbolos e regras para representar as informações.
  • Ferramenta: Apoio computacional para documentação das informações.