Os dez pontos-chaves da Estratégia do Oceano Azul
- BOS(Blue Ocean Strategy - Estratégia do Oceano Azul) é o resultado de um estudo de 150 movimentos estratégicos que abrangem mais de 30 indústrias por mais de 100 anos (1880-2000).
- BOS é a busca simultânea de diferenciação e baixo custo.
- O objetivo do BOS é não realizar a competição na indústria existente, mas sim criar novos espaços de mercado ou um oceano azul, tornando a concorrência irrelevante.
- Enquanto a inovação tem sido visto como um processo aleatório / experimental onde os empreendedores e spin-offs são os principais - como defendido por Schumpeter e seus seguidores - BOS oferece metodologias sistemáticas e reprodutível e processos em busca de oceanos azuis por ambas as empresas, novas e existentes.
- BOS frameworks e ferramentas incluem: tela de estratégia, a curva de valor, estrutura de quatro ações, seis caminhos, ciclo de experiência do comprador, mapa de utilidade comprador, eo índice de ideia oceano azul.
- Estes frameworks e ferramentas são projetados para serem visuais, a fim de não só efetivamente construir a sabedoria coletiva da empresa, mas também permitir a execução da estratégia eficaz através de uma comunicação fácil.
- BOS abrange tanto a formulação da estratégia como a execução da estratégia.
- Os três principais blocos de construção conceituais da BOS são: inovação de valor, liderança Tipping Point, e um processo "enxuto".
- Embora a estratégia competitiva é uma teoria estruturalista da estratégia, onde a estratégia formas estrutura, BOS é uma teoria reconstrucionista de estratégia onde a estratégia estrutura formas.
- Como uma abordagem integrada para a estratégia ao nível do sistema, BOS exige que as organizações desenvolvam e alinhem as três proposições estratégia: proposição de valor, proposição de lucro e proposição
- de pessoas.